Airsoft

O que é o Airsoft ?

 

O Airsoft consiste em um esporte de equipe que simula missões militares ou policiais, colocando em confronto duas ou mais equipes de número indefinido de participantes em ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são munidos de réplicas de armas similares às reais, que disparam pequenas esferas plásticas de  de 6mm diâmetro de forma automática ou semi-automática através de ar comprimido por impulsão de uma mola onde seu acionamento pode se dar através de eletricidade, gás ou de maneira a recuar a mola manualmente. Os objetivos dos jogos são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipe adversária, captura de um determinado objeto ou jogador assinalado, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre muitos outros. O Airsoft, para além de proporcionar encontros e agradáveis convívios entre os praticantes enaltecendo a componente de camaradagem, é um jogo que desenvolve nos seus praticantes noções de táticas e estratégias, lógica, coordenação, orientação, técnicas de sobrevivência, furtividade e condicionamento físico. Contudo, não advogamos o uso de violência nem a filiação a qualquer grupo para-militar, ideologia política ou tendência religiosa. O Airsoft é uma atividade que prima pela diversão que proporciona aos seus praticantes, a simulação de cenários de desafios e conquistas.
Vulgarmente confundido com o Paintball, o Airsoft difere de forma imediata, na utilização do tipo de munição que não pintam o jogador atingido. Desta forma, o Airsoft apela à honra do jogador, e ao seu fair-play perante os camaradas adversários. A munição de 6mm utilizada no Airsoft prima igualmente pela segurança que se exige em qualquer tipo de jogo onde se é disparado qualquer coisa em direção a alguém e por isso se faz necessário o uso de óculos de proteção.

Equipe de Airsoft Americana

Diferenças entre Airsoft e Paintball:

 

Para quem desconhece, o Airsoft é facilmente confundido com a modalidade do Paintball. Embora apresente algumas semelhanças, difere em alguns aspectos. Os tópicos a seguir procura reunir essas diferenças para que seja possível evidenciar a distância que separa as duas modalidades, porém quando o Paintball é jogado na modalidade MilSim Real Action já chega a se assemelhar aos objetivos de jogos do Airsoft.
O Airsoft centra-se numa perspectiva mais militar que o Paintball, diferenciando-se pela utilização de réplicas de armas de fogo ao invés de utilizar marcadores.
O tipo de munição utilizada no Airsoft é de 6 mm, esférica e feita de PVC maciço. Como não pinta o jogador atingido, faz-se apelo ao código de honra sempre presente na comunidade de jogadores.
A energia causada pelo impacto de uma munição de Airsoft é consideravelmente menor à energia provocada por uma munição de Paintball. A munição de Airsoft pesa geralmente 0,20g e tem 6 mm de diâmetro, enquanto que a de Paintball pesa 0,80g e tem 11,1 mm. Este fator leva a que o impacto de uma bola de Paintball seja mais dolorosa que o mesmo efeito em Airsoft, porém vale ressaltar que no impacto da munição de Paintball ela estoura e diminui um pouco o valor de impacto e no Airsoft a energia é concentrada no ponto do impacto e a munição não se parte por ser maciça.
Com exceção das armas, jogar Airsoft é mais barato devido ao custo de consumíveis envolvidos. Tem munição assumidamente mais barata que o Paintball e utilizando como meio de propulsão a energia elétrica, não dependendo de custos ao nível de gases por exemplo, isso obviamente depende muito do tipo de arma que o praticante de Airsoft adquirir, pois algumas fazem uso de gás.
O tipo de jogo praticado em Airsoft é normalmente mais orientado à objetivos do que orientado a eliminar jogadores da equipe adversária. É comum existirem jogos onde os objetivos são cumpridos e nem chega a existir troca de tiros, porém nas modalidades Real Action do Paintball isso já é muito semelhante ao Airsoft.
Já no Airsoft permite-se o escalonamento de armas de acordo com a natureza de utilização de cada uma. É possível distinguir pistolas, pistolas automáticas, rifles de assalto, sub-metralhadoras, metralhadoras  e armas de tiro furtivo ou de suporte de fogo e muitas outras. Todas elas com as suas diferenças e propósitos tácticos de acordo com a missão a que se deve cumprir.

Observações:

 

         Vale ressaltar, que muitos jogadores de Paintball hoje estão migrando para o Airsoft, por várias razões, porém particularmente acredito que quem joga Airsoft pode muito bem praticar o Paintball Real Action e vice e versa, pois com a exceção do marcador do Paintball e do simulacro do Airsoft, os clubes de Paintball e os de Airsoft, estão organizando seus eventos MilSim com um profissionalismo e um realismo extremamente prazeroso para que quer jogar qualquer uma das duas modalidades esportivas de jogos de ações táticas e estratégicas envolvendo missões reais ou fictícias militares ou policiais.
         Portanto quando me dizem que uma certa rivalidade, eu procuro dizer que há uma certa diferença material, mas que na pratica tudo funciona da mesma maneira, pois as técnicas, táticas e estratégias utilizadas para cumprimento dos objetivos são as mesmas, o treinamento exigido pelos jogadores é idêntico, Não existindo assim razão nenhuma para dizermos a palavra “rivalidade” mas sim a palavra “amizade”.

Equipe de Airsoft completa com Sniper e Fogo de Suporte







6 comentários:

  1. HOLA Y FELISITACIONES POR LA REVISTA; MUY MUY BUENA. SOY CHUCHUGUA DE URUGUAY Y PRACTICO AIRSOFT, NUESTRO COMANDO ES "MERCENARIOS DEL ESTE" SALUDOS CAMARADAS.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pessoal pela surpresa!!! mandou bem!!! valeu!!

    ResponderExcluir
  3. beleza cara ! ai sou do rio de janeiro tu sabes se tem alguma equipe aqui no rio p/me indicar quero praticar esse esporte ! mande respostas robsonpqdt@yahoo.com.br ou no orkut no mesmo e-mail ! valeu !

    ResponderExcluir
  4. qual tipo de armas seria melhor!!!A ar, eletrica ou de mola???

    ResponderExcluir
  5. Convidamos a galera da Revista Kommandos e a todos os leitores e interessados em airsoft a visitar exposição, inédita em São Paulo, de colecionadores e praticantes de airsoft e seus equipamentos cenográficos de ponta e colecionadores de action figures de ficção, cinema e militaria, na escala 12 polegadas, que vai acontecer no sábado, 11/agosto/2012, no piso superior do Shopping Vitrine Iguatemi, a Av. Brigadeiro Faria Lima no.1795/1818, das 11 às 17 horas, São Paulo, Capital.Entrada franca.

    ResponderExcluir